quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Comentar e Apreciar Literatura. Edna Domenica Merola.

                                 
O QUE É IMPORTANTE NUM COMENTÁRIO DE TEXTO?


Foto de Edna Domenica Merola
O leitor comum costuma começar a comentar um texto de um autor consagrado, dizendo se gosta ou não do que está posto... E todos têm lá os seus motivos mais do que justificados sob a égide da filosofia do comprador de sapatos: “Cabem ou não certinho nos meus pés”.
No entanto, comentar um texto com a meta de ensinar literatura implica em contribuir com a expansão das possibilidades de apreciação daquele texto.
A seguir levantamos algumas categorias de análise de comentários. As categorias foram enunciadas colocando o comentarista num lugar determinado que  mostra um ângulo privilegiado do comentário feito.

Categorias identificadas e respectivos exemplos didáticos:
1- Comentarista dialoga com a autora sobre o texto. Ex.: Que texto bonito! Continue escrevendo e postando!
2- Comentarista dialoga com a autora do texto, entrelaçando texto e vida real, já que, para a leitora, o texto é relato de vida: Ex.: Ao ler seu texto fiquei surpresa com as várias situações que enfrentou em sua trajetória profissional. Pelos seus feitos, percebe-se que é uma pessoa criativa.
O diálogo com a autora pode agregar a expressão de valores. Ex.: Sua dedicação às pessoas é um modelo que deveria ser seguido por todos.
Comentarista congratula a escritora por características expressas em sua escrita. Ex.: Como você escreve bem! Seu texto tem poesia, leveza, bom gosto, naturalidade e sentimento.
3-Comentarista expressa o que sentiu ao ler o texto. Ex.: Gostei das palavras usadas com sabedoria e que comovem quem lê.
4- Usando aspas, comentarista cita expressão do texto comentado e interage com o que está sendo expresso no texto. Ex.: Considero-me uma pessoa abençoada por ser sua conterrânea. Gostei muito de sua descrição sobre a Praça “X”.
5- Comentarista interpreta a ilustração que foi usada para acompanhar o texto. Expressa o que sentiu ao olhar a imagem que passa a ser texto, sob seu olhar. Ex.: Que linda tulipa! Combinou muito com o texto: singular e elegante.
6- A comentarista do texto usa a metáfora que o autor usou no texto. Ex.: Ao ler Manuel Bandeira vou-me embora pra Pasárgada e retorno a duras penas, quando consigo fechar o livro. A comentarista faz paráfrase: comenta de fora do texto, resumindo o que está dentro do texto.
7- A comentarista expressa sua identificação. Ex.: Este texto diz tudo o que é a maturidade vivida sem trocar os sonhos pela saudade. Viver bem é estar presente.

Espera-se que essa brevíssima análise possa incentivar a postagem de comentários, possa favorecer o burilamento da capacidade de apreciar textos para que os comentários tecidos possam vir a despertar o interesse em 'leitores' que ainda estão adormecidos. 


ADENDO: Roteiro para comentários de cartas ficcionais:
1- O uso da linguagem está de acordo com:
‒ a idade do emissor?
‒ com o sentimento em que o emissor está imerso?
‒ com o local em que o emissor se encontra?
2- O emissor relata algum conflito? 
3- A personagem narradora faz algum juízo de valores?
4- A emissora opina sobre algo? Em caso positivo, como fez sua argumentação?