O QUE É IMPORTANTE NUM COMENTÁRIO DE TEXTO?
Foto de Edna Domenica Merola |
No
entanto, comentar um texto com a meta de ensinar literatura implica em
contribuir com a expansão das possibilidades de apreciação daquele texto.
A
seguir levantamos algumas categorias de análise de comentários. As categorias
foram enunciadas colocando o comentarista num lugar determinado que mostra um ângulo privilegiado do comentário
feito.
Categorias
identificadas e respectivos exemplos didáticos:
1-
Comentarista dialoga com a autora sobre o texto. Ex.: Que texto bonito!
Continue escrevendo e postando!
2-
Comentarista dialoga com a autora do texto, entrelaçando texto e vida real, já
que, para a leitora, o texto é relato de vida: Ex.: Ao ler seu texto fiquei
surpresa com as várias situações que enfrentou em sua trajetória profissional.
Pelos seus feitos, percebe-se que é uma pessoa criativa.
O
diálogo com a autora pode agregar a expressão de valores. Ex.: Sua dedicação às
pessoas é um modelo que deveria ser seguido por todos.
Comentarista
congratula a escritora por características expressas em sua escrita. Ex.: Como
você escreve bem! Seu texto tem poesia, leveza, bom gosto, naturalidade e
sentimento.
3-Comentarista
expressa o que sentiu ao ler o texto. Ex.: Gostei das palavras usadas com
sabedoria e que comovem quem lê.
4-
Usando aspas, comentarista cita expressão do texto comentado e interage com o
que está sendo expresso no texto. Ex.: Considero-me uma pessoa abençoada por
ser sua conterrânea. Gostei muito de sua descrição sobre a Praça “X”.
5- Comentarista interpreta a ilustração que foi usada para acompanhar o texto.
Expressa o que sentiu ao olhar a imagem que passa a ser texto, sob seu olhar.
Ex.: Que linda tulipa! Combinou muito com o texto: singular e elegante.
6-
A comentarista do texto usa a metáfora que o autor usou no texto. Ex.: Ao ler
Manuel Bandeira vou-me embora pra Pasárgada e retorno a duras penas, quando
consigo fechar o livro. A comentarista faz paráfrase: comenta de fora do texto,
resumindo o que está dentro do texto.
7-
A comentarista expressa sua identificação. Ex.: Este texto diz tudo o que é a
maturidade vivida sem trocar os sonhos pela saudade. Viver bem é estar
presente.
Espera-se
que essa brevíssima análise possa incentivar a postagem de comentários, possa
favorecer o burilamento da capacidade de apreciar textos para que os
comentários tecidos possam vir a despertar o interesse em 'leitores' que ainda
estão adormecidos.
ADENDO: Roteiro para comentários de cartas ficcionais:
1- O uso da linguagem está de acordo com:
‒ a idade do emissor?
‒ com o sentimento em que o emissor está imerso?
‒ com o local em que o emissor se encontra?
2- O emissor relata algum conflito?
3- A personagem narradora faz algum juízo de valores?
4- A emissora opina sobre algo? Em caso positivo, como fez sua argumentação?