quarta-feira, 24 de junho de 2015

Diário de Classe da Oficina Literária do N.E.T.I. 2015.1. Edna Domenica Merola.


O presente texto contém os itens: justificativa do formato do curso e sua correlação com o mote escolhido (Oficinas: complexidade e compromisso); tabela que sintetiza cronograma temático das atividades; adendos ilustrativos dos objetivos das aulas. O Adendo I foi escrito por esta professora como síntese após a sondagem inicial feita por meio de algumas questões aplicadas à turma de alunos. O Adendo II traz texto de Bernadete Viana Silva sobre a dramatização feita  em 30/04/2015 sobre: ser uma pessoa bem estruturada, ter equilíbrio, ter criatividade & exercer a cidadania. O Adendo III traz texto de Albanita Silva que também ilustra a escrita após atividade de dramatização sobre tema livre. O Adendo IV traz texto por Lourdes Thomé confeccionado a partir de dinâmica com objetos.

Oficinas: complexidade e compromisso
Um curso formatado em oficinas apresenta um grau de complexidade maior do que uma proposta só de oficinas independentes entre si. O grau de compromisso com o processo de aprendizagem difere do programado em função de conteúdos a serem apresentados por meras exposições da professora. No curso formatado em oficinas, complexidade e compromisso garantem o aproveitamento do tempo que professora e alunos dedicam nesse convívio que tem por pano de fundo o processo ensino-aprendizagem. Nas 32 horas de curso do primeiro semestre de 2015, foram realizadas 15 oficinas e uma participação em evento, conforme tabela 

Datas
Temas
Atividades/objetivos
12/03
Grupos para maiores de 50, metas, benefícios e efeitos colaterais.
Escolha pessoal de um subitem para redigir um diálogo entre um protagonista (maior de 50 anos) e um coadjuvante.
19/03
Valorização social da pessoa idosa: na família e  nos grupos. Acesso ao lazer e as aulas de educação permanente.
Escolha pessoal de aspectos importantes (para a qualidade de vida) para redigir um diálogo entre um protagonista   (maior de 60 anos) e um coadjuvante.
26/03
Questionamento sobre o átomo social de um personagem prototípico.
Escrita de texto em formato de cena para peça teatral: descrição do desempenho de um papel social específico do protagonista pela interação entre ele e seu complementar.
09/04
Aspectos psicológicos do personagem
Vivência de técnica de solilóquio. Dramatização sobre relacionamento pai e filho.
16/04
Produção textual de diálogos a partir dos papéis sociais do personagem criado.
Aquecimento: desenho de átomo social de um personagem fictício. Vivência de técnica de consciência para interferir na criação do personagem. Dramatização sobre a escolha de leituras e a religiosidade. Escrita individual de falas do personagem.
23/04
Escolhas musicais e o ‘clima’ da cena.
Trilha sonora & cenas. A audição das músicas selecionadas para dialogar com a emoção que a cena quer transmitir.
30/04
Características pessoais e cidadania
Dramatização sobre o tema: ser uma pessoa bem estruturada, ter equilíbrio, ter criatividade & exercer a cidadania.
07/05
Complementação de papéis
A partir de esquema de autoria da professora, mas pautado na teoria do Psicodrama de J.L. Moreno os participantes produziram texto sobre o desenvolvimento dos papéis de escritor ou de leitor. 
14/05
Criação de Personagens com objetos
O aluno escolheu um dos objetos selecionados pela professora para formar par com um objeto que carregava em sua bolsa ou em seu bolso.
A escolha foi monitorada por sorteio de forma a não haver repetição de objetos. A partir desses dois objetos construiu dois personagens e inventou um diálogo entre eles.
21/05
Criação de personagens com bonecos de cerâmica
O aluno escolheu dois dentre os objetos previamente selecionados pela professora.
A escolha foi monitorada por sorteio, mas ninguém revelava sua escolha, possibilitando haver repetição de objetos nas escolhas de diferentes participantes. A partir desses dois objetos construiu-se dois personagens e inventou-se diálogos entre eles.
28/05
Texto de Teatro e Citações
Foram oferecidas falas do conto São Genaro e a Professora ‘X’ Maria de autoria de Edna Domenica Merola para criar personagens que se apropriassem dessas falas. Cada participante escreveu um texto autoral a partir dessas falas.
11/06
Escolha conjunta de objetos previamente selecionados para personificação
Construção textual em dupla ou trio de texto para teatro.
18/06
Produção textual de texto para teatro com uso do coro
 Escrita coletiva das réplicas do coro (do tipo‘grego’), usando provérbios ou ditos populares. 
19/06
Participação no Sarau do CENETI
Exercitar as habilidades de: cooperar com os colegas, organizar suas próprias produções ,  expressar-se e comunicar, levar alegria para o 'público' presente.
25/06
Revisão
Escolha pessoal de um subitem para redigir um diálogo entre um protagonista (maior de 50 anos) e um coadjuvante.
02/07
Avaliação
Aplicação de questionário para identificar as habilidades envolvidas/desenvolvidas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO PLANEJAMENTO:

MEROLA, E. D. De que são feitas as Histórias. Florianópolis: Postmix. 2014.
_____________ Psicodrama e psicodramatistas no Brasil (1963-2003). Dissertação de Mestrado. São Paulo: UNIMARCO. 2004.
____________ Desbloqueio da expressão e técnicas de redação através do jogo dramático. Anais do IV Congresso Brasileiro de Psicodrama. Revista Brasileira de Psicodrama, São Paulo, v. 1, n.4, p. 20-30, 1984.

MORENO, J. L. Psicodrama. 2. Edição. São Paulo: Cultrix, 1978.

SENE COSTA, E. Gerontodrama: a velhice em cena. (Estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira idade.). São Paulo: Ágora. 1998.

2 comentários:

  1. Maravilha de curso e de Professora. Pena que entrei praticamente no meio do curso. Com certeza vou continuar.., Parabens a todos p elos belos textos.

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho. Foi um semestre rico. Agradeço a dedicação da professora Edna que compartilhou seus conhecimentos com os alunos. Aprendi a escrever teatro, através de pequenos textos. Obrigada também aos colegas que abrilhantarem as aulas.
    Certamente teremos outros semestres, pois a Professora Edna detém muitas informações a serem transmitidas.

    ResponderExcluir