quarta-feira, 30 de março de 2016

Plano das Oficinas de Criação Literária do NETI/UFSC, 2016.1. Edna Domenica Merola.

Crédito da foto Edna D. Merola


Cada retrato é uma lembrança... Uma possibilidade de reviver... De contemporizar...







Até 1826, os retratos eram desenhados ou pintados. Na contemporaneidade, o autor Buzan ensinou a fazer retrato de um plano ou projeto e deu-lhe o nome de mind mapping. Assim, retratei os objetivos das Oficinas de Criação Literária do NETI 2016.1.





Meta das Oficinas de Criação Literária do NETI/UFSC 2016.1  
Aprender a conviver com a palavra do outro ao dar expressão à sua. 

Objetivos:
‒ criar um narrador diferente da autora; 
‒ escrever cartas ficcionais (inventar emissor, destinatário e conteúdo da carta);
‒ redigir textos para teatro; 
‒ reconhecer o movimento da MPB como registro histórico e artístico: rememorar o passado para refletir sobre o presente;
‒ abrir-se para a possibilidade da produção de texto como releitura e colagem. 

Caracterização da turma 2016.1
Na aula de 7/4/2016, 23 pessoas responderam a um questionário. 
‒ Idade: 78,26 %  tinham de 50 a 65 anos. Cinco pessoas encontravam-se na faixa de 50 a 55; sete estavam entre  56 a 60. seis entre 61 a 65, três entre 66 a 70, uma entre 71 a 75 e uma entre 76 a 80. 
‒ Vínculo com a cidade por nascimento: 13,04 % nasceram em Floripa. 86,96 % vieram de fora.
‒ Anos de residência em Florianópolis: 13,04 % são residentes de 2 a 3 anos. 28,57 % são residentes de 5 a 11 anos
8,70 % residem de 28 a 30 anos. 43,48 % residem em Florianópolis de 37 a 48 anos. 
‒ Frequência às aulas nos últimos anos: 64,71% assistiu ou ministrou aulas nos últimos 5 anos.

 Data
Atividade
Objetivo
31/3/2016

31/3 – Arte dionisíaca e apolínea. Escrever e narrar. Exposição dos textos: "Apolo e Dionísio nas artes"; "Plano das Oficinas de Escrita Criativa de 2016.1". http://netiativo.blogspot.com.br/2015/05/apolo-e-dionisio-nas-artes-o-jogo-entre.html
Dinâmica: escolha de objetos (livro, castiçal/anjo, apetrechos de costura, bibelô/mordomo, chave de fenda) para escrita de frase narrativa ou descritiva. Leitura conjunta. Tarefa para casa: narrar sua participação na dinâmica da primeira aula (Criar um título para a história. Descrever onde e quando se passaram os fatos. Contar o que aconteceu. Quem participou. Como? Para quê? Escrever um epílogo.).
Apresentação dos alunos e da equipe docente. Introdução ao gênero narrativo.
Rashomon poster.jpg
07/4/2016

7/4 – Aplicação de questionário para caracterização da turma. Exposição sobre: a construção do narrador e os elementos da narrativa. Exibição parcial do filme Rashomon: narrativas do Samurai e do bandido. A expressão "efeito Rashomon" vai além do ditado popular: "Quem conta um conto, aumenta um ponto", porque cada narrador mostra o seu ângulo de visão de um pseudo conjunto de fatos.
Espaço
Narradores
Foco
Personagens
Tempo
Uma estrada que liga duas cidades japonesas.
O bandido.
O Samurai.
1ª pessoa
O bandido, o samurai, a mulher do   Samurai.
Séc. XI
Referência http://netiativo.blogspot.com.br/2014/05/revisao-diario-de-classe-narrar-e-fazer.html
Tarefa: carta narrando sua chegada a Florianópolis (quer por nascimento ou mudança).
Usar os elementos da narrativa: narrador, personagens, ação, tempo e espaço.

14/4/2016
14/4 – Exercício de identificar o foco narrativo a partir das leituras preferidas. 
Narrativa e retrato de época: referir a suas preferências de leitura e de audição de músicas para contar fatos de sua vida.  . Tarefa: após identificar o ano em que ocorreram os fatos marcantes de sua vida, trace   uma linha e a sequência das datas, de maneira que a mais antiga fique à esquerda e a mais recente à direita. Use o "mind mapping" para identificar um intervalo de dois a cinco anos em que se concentrem pelo menos dois fatos marcantes a serem narrados no seu texto. Associe-os com letras de músicas. 
Usar Mind Mapping para projetar retrato de época.

28/4/2016
8/4 – Letras de Músicas e Figuras de sons.
Discriminar figuras de sons.
05/5/2016

5/5 – MPB: Samba de uma nota só; Alegria, alegria; O Bêbado e a Equilibrista.
Links relacionados:
Reconhecer o Movimento interartes (cantores e cartunistas).
12/5/2016

12/5 – Construção do Átomo Social de protagonista ≥ 50 anos para a escrita de carta literária (emissor e destinatário ficcionais).
Construir personagens ficcionais verossímeis.
19/5/2016
19/5-Leitura dramatizada de cartas dos papéis complementares (Ex.: mãe e filha). Comentar a carta da/o colega: exercício de comentar textos sob critérios pré estabelecidos (treino de elementos da dissertação). 
Treino de leitura. Comentar (dissertar).
02/6/2016

02/6 - Criação de personagens para teatro de objetos. Dinâmica: escolha de objetos: cinto velho, celular antigo, miniaturas: calhambeque e sino ‒ para escrita de texto para teatro. Leitura Dramatizada  individual. 
Escrever uma cena para teatro.

09/6 - Dinâmica 1: formar duplas a partir de semelhanças físicas conforme senhas dadas pela professora: altura, tamanho das mãos, adereços usados (óculos, brincos, ...). Nomear todos os colegas. Formar duplas, fazer o contorno de uma das mãos de cada pessoa da dupla e escrever o ditado popular preferido. Dinâmica 2: leitura dramatizada de peça com coro grego (MEROLA, 2015) http://aquecendoaescrita.blogspot.com.br/2015/08/peca-teatral-vozes-edna-domenica-merola.html
Tarefa: Reler o conto O Gato e o Escuro. Escrever um texto para Teatro de Objetos com 4 personagens, sendo que dois são: Pintalgato e o Coro. O Pintalgato é citação do conto O Gato e o Escuro de Mia Couto. O Coro é um personagem coletivo e suas falas são os ditados populares escolhidos em dupla, na dinâmica feita em sala de aula. O demais personagens são dois, a escolher entre: Calhambeque, Cinto, Celular, Sino.
Escrever uma cena para teatro.

16/6 - Dinâmica 1: aquecimento para formação de duplas. Resposta a questionário de revisão dos conteúdos estudados. Tarefa para casa: leitura do texto Olha o Pão de Maria! (MEROLA, 2011).
Revisão. 
23/6/2016
23/6 - Dinâmica para formação de grupos. Releitura de história autoral http://aquecendoaescrita.blogspot.com.br/2014/04/jogral-do-texto-olha-o-pao-de-maria.html O ‘enredo’ do texto será a base para construir: grupo 1 ‒   Cartas entre personagens Maria (de Olha o Pão de Maria) e Capitu (de Dom Casmurro); grupo 2 ‒ Texto para teatro com as personagens Maria (MEROLA,2011) e Lady Shalott (Tenysson).
Releitura de um texto narrativo.
Lady Shalott.
30/6 - Movimento expressivo grupal das músicas: tema de Capitu e The Lady of Shalott. Leitura dos trabalhos grupais feitos em 23/6. Interpretação da letra da música Eduardo e Mônica. Tarefa para casa: escrever sobre a velhice de Eduardo e Mônica.
Movimento Expressivo grupal.


ADENDO: TRABALHOS DOS PARTICIPANTES DO BLOG NETIATIVO
E INTEGRANTES DA TURMA 2016.1

Participantes: professora Edna e os alunos: Adalva, Arlete, Carmem, Cleide, Dulci, Edna Luiza, Janis, Juçara, Marta, Mara, Marlene, Sara, Terezinha, Toinha, Vânio, Vera.

REFERÊNCIAS

BUZAN, Tony. Mapas Mentais e sua Elaboração. São Paulo: Cultrix, 2005.

LODGE, David. A Arte da Ficção. Trad. Bras. Porto Alegre: L& PM Pocket, 2011.

MEROLA, Edna Domenica. Pedagogia do Psicodrama: a ação do grupo no desenvolvimento de papéis da pessoa idosa. Monografia de conclusão do Curso de Especialização em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Orientadora: Maria Celina da Silva Crema. UFSC, CCS, N.E.T.I., 2015, 46 f.
_________ Cartas em Posfácio. In Diálogos da Maturidade. Postmix, 2016.
_________ A Volta do Contador de Histórias. Nova Letra, 2011.
_________ No Ano do Dragão. Postmix, 2012.
_________ São Genaro e a Professora “X” Maria. In: A Escritora Osmarina e a Professora “X” Maria. Postmix, 2013.
_________ De que são feitas as Histórias. Postmix, 2014.

MORENO, J.L. Psicodrama. 2 ed, São Paulo: Cultrix, 1978.
___________ Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Trad. bras. São Paulo: Mestre Jou, 1974.

SCHIER, J. ; ALVAREZ, Ângela Maria; VAHL, E.; GONÇALVES, L. H. T. – 30 Anos NETI: o percurso de um modelo de educação permanente em Gerontologia. Extensio (Florianópolis), v. 10, p. 02-02, 2013.

SENE COSTA, E. Gerontodrama: a velhice em cena. (Estudos clínicos e psicodramáticos sobre o envelhecimento e a terceira idade.). São Paulo: Ágora. 1998.

ADENDO

A Primeira Unidade ( 31/3; 7/4; 14/4/2016)
Os Objetivos: 
1- Reconhecer na narração: o narrador, os fatos, o tempo, o lugar, os personagens. 
2- Identificar o foco narrativo nos trechos selecionados pela professora sobre o livro preferido de cada aluna. Exemplo de foco narrativo em terceira pessoa: "Só quando desaguou na outra margem do tempo ele ousou despersianar os olhos. Olhou o corpo e viu que já nem a si se via. Que aconteceu? Virara cego? Por que razão o mundo se embrulhava num pano preto? Chorou. Chorou. E chorou." (COUTO, 2008).
3- Escrever uma carta para os calouros do Projeto Longe de Casa (E Agora?). 
4- Escrever uma narração sobre um fato marcante e relacionar com a música preferida, o gênero musical, o cantor ou cantora.
Exemplo de trecho narrativo em discurso direto: 
"‒ Não chore, gatinho.
‒ Quem é?
‒ Sou eu, o escuro. Eu é que devia chorar, porque olho tudo e não vejo nada." (COUTO, 2008)

As referências para a primeira unidade didática:
‒ Para que a Literatura?
‒ Elementos da Narração.
‒ Descrição e Retrato de época.

A Segunda Unidade
Em 28/4 e 5/5/2016, estudamos itens relativos à poesia contemporânea brasileira pelo viés de letras de músicas nacionais.
Antes da aula de 28/4/2016, a professora pesquisou quantos alunos conheciam as letras das músicas que seriam usadas para dar a aula de figuras de som. 20 alunos conheciam Vira Virou ( Kleiton e Kledir. https://www.letras.mus.br/kleiton-e-kledir/219077/)
19 alunas conheciam Plunct Plact Zum (Raul Seixas. https://www.youtube.com/watch?v=septscqFF48). 19 conheciam Tocando em Frente (Almir Sater. Compositor: Renato Teixeira. http://www.vagalume.com.br/almir-sater/tocando-em-frente.html)
Adalva, Cleide, Dulcirene e Maria Juçara já conheciam a música Praias da Ilha (Antônio Santos Miranda).
As músicas Praias da Ilha; Vira, virou; Plunct Plact Zum e Ando Devagar serviram para o ensino de figuras de som ‒ aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia ‒ e utilizou-se como estratégia o canto. Edna Domenica Merola coordenou o planejamento da aula e foi mediadora dos trabalhos que contaram com professores visitantes.
Na aula de 05/5/2016, estudou-se a produção de músicas brasileiras do período de 1959 a 1979, ilustrou-se com as músicas: Samba de uma Nota Só; Alegria, Alegria; O Bêbado e a Equilibrista. As letras dessas músicas exemplificaram o uso dos versos livres e da redondilha maior (sete sílabas poéticas).
Foi disponibilizado um link com um texto preparado pela professora sobre a contagem das sílabas poéticas
No poema cantado (Alegria, Alegria) todos os versos têm 7 sílabas poéticas, pois conta-se até a última sílaba tônica (sílaba tônica de uma palavra é a que é pronunciada mais fortemente).
Em/ ca/ras/ de/ pre/si/den/tes
Em/ gran/des/ bei/jos/ de a/mor/ (Repare  que /de a/ é uma só sílaba poética, pois pronuncia-se de uma só vez)
Em/ den/tes,/ per/nas,/ ban/dei/ras
Bom/ba e/ Bri/gi/tte/ Bar/dot/   (Repare que  /ba e/  forma somente uma sílaba poética)
Foi dado um exercício de colagem no qual os versos de 3 poemas foram misturados. Isso possibilitou constatar que a poesia é um discurso polissêmico (uma só palavra acumula vários sentidos). Para entender um poema as palavras deverão ser decifradas pela leitora. Ex.: O sol nas bancas de revistas me enche de alegria e preguiça. (Sol é o nome de um revista que circulava à época; é também a energia solar).
Vide o link sobre as  figuras: metáfora, metonímia e catacrese.

O CORO FALADO
O coro falado é usado na escrita de textos para Teatro. Nesse contexto, o coro é um personagem coletivo e plural que faz indagações para provocar reflexão.
O coro expressa a opinião pública, critica valores, reage às atitudes dos personagens como o escritor julga que a audiência iria reagir; impulsiona a emoção, confere movimento, promove quebras que podem marcar uma mudança de rumo na ação.
O coro é o elo com os rituais religiosos que originaram o Teatro e que mantém a sua alma coletiva. O coro é um recurso da Tragédia Grega que funciona bem no teatro contemporâneo quando associado à estratégia do 'ditado popular'.
Exemplo de uso do coro: 
Vide texto para peça teatral com uso do coro grego

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO DA TURMA 2016.1
Após a oitava aula do semestre, a professora Edna Domenica Merola procedeu à primeira avaliação de desempenho dos alunos da turma 2016.1.
Se você, leitor, estiver no NETI no dia da semana em que se realizam as Oficinas Literárias e presenciar a espera pelo momento em que a sala de aula será aberta... Se assistir à alegria da chegada dos alunos... Se ouvir de dentro da sala aqueles passos mais apressados dos que entram por último... Dirá (com razão!) que todos são excelentes alunos.
No entanto, uma avaliação por parâmetros didáticos pode desencadear reflexão e definir metas de estudo. Então, senhora ou senhor (leitor), permitam que a professora avalie seus alunos.
Optou-se por definir como pré requisito para inclusão na amostra a ser avaliada: ter enviado textos para serem postados no blog Netiativo no semestre 2016.1.
A análise foi feita a partir do estabelecimento de critérios: número de textos produzidos, assiduidade e participação nas atividades orais.
Em média, o grupo pesquisado realizou 57,5 % das tarefas solicitadas. Apenas uma aluna realizou 100% dos trabalhos propostos pela professora.
Quanto à assiduidade, sete apresentaram frequência regular, cinco tiveram boa frequência. Duas alunas não tiveram nenhuma falta.
A participação nas atividades de sala de aula foi considerada excelente para nove pessoas e boa para seis.
Se fosse necessário dar uma menção final perante esses critérios, uma aluna seria considerada excelente e outra insuficiente. Seis seriam avaliados como bons alunos e sete como regulares. Mas o semestre continua e pode-se mudar o jogo, em tempo, se esse for o desejo do (a) discente.

Aula de 16/6/2016  ‒ Movimento: a dupla. Revisão de conteúdos.
‒ Movimento espontâneo: papéis de modelo e de espelho (imaginação, imitação).
‒ Revisão dos conteúdos estudados por meio de leitura e escrita (em dupla). 
Objetivo: rememorar principais ideias estudadas. Conteúdos dos textos I,II, III, IV, VI, X, XI, XII, XIII, da apostila Oficinas de Criação Literária 2016.1: - Apolo e Dionísio nas artes, p 3. - Gêneros literários, p 5. - O texto Narrativo, p 6. - Descrição de Aspectos temporais da Narrativa: a técnica do “mind mapping” para produção de texto com memórias, p 7. - Figuras de Som, p 11. - Ensino do Gênero Epistolar por meio do desenho do átomo social pretérito, p 17. - Roteiro para comentar a carta do colega, p 20. - O coro falado, p 20. - Escrita de cenas para teatro, p 21. (MEROLA, 2013, 2014, 2015 e 2016). Assim como do rol de textos de ‘fora’ da apostila:
I. Cartas (Turma 2016.1).
http://netiativo.blogspot.com.br/2016/05/cartas-espacos-de-dialogo-e.html
II- O Medo e o Escuro (COUTO, 2008). 
III- Peça Vozes. (MEROLA, 2015).
http://aquecendoaescrita.blogspot.com.br/2015/08/peca-teatral-vozes-edna-domenica-merola.html

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