domingo, 26 de junho de 2016

Releituras. Edna Domenica Merola.



Mariana Rotilli
Diálogos da Maturidade é o título de um livro que inclui cartas que foram escritas por um aluno e pela professora das Oficinas de Criação Literária do N.E.T.I. 
A jovem Mariana Rotili  participou na criação da capa. 
E nos bastidores do livro, a UFSC como gestora do projeto de extensão universitária (aberto à comunidade) “NETI” ‒ Núcleo de Estudos da Terceira Idade  ‒ para alunos acima de 50 anos. 
Diálogos da Maturidade leva ainda palavras que parecem nos sorrir: marca registrada da Dra. Jordelina Schier (Nina - coordenadora do NETI). Transcrevo a seguir:


Sobre a produção do livro Diálogos da Maturidade
Florianópolis, 02 de março de 2016.

Inicio essa "singela missiva" declarando minha falta de originalidade neste breve texto que segue.
Certamente, ao ler "Diálogos da Maturidade", organizado pela Prof.ª Edna, coordenadora da Oficina de Criação Literária do NETI/UFSC, eu percebi que a referida Oficina me fez falta...
O seleto grupo de aprendizes literários, porém sabedores viventes, reúne-se na sala de aula para o exercício de "sacudir a poeira que encobre a criatividade".
Cada aprendiz se dispôs a remoer as suas lembranças, revisitar o vivido e, num sonho alado, ousar liquefazer o concreto.
O "sonho de escrever poemas", de desenhar palavras que se atraem e que se unem para revelar o oculto aos olhos do leitor, inicialmente parecia inatingível para alguns, porém, tornou-se possível a partir do aprendizado de uma escrita que "emana da alma" e "se aloja em algum nicho do imaginário do leitor".
A Oficina, portanto, vem promovendo um belo "exercício cognitivo" que aguça os sentimentos e acorda os sentidos para a expressão escrita, ou seja, sentir para compreender, compreender para transformar, transformar para reinventar a vida.
Desse modo, em algum momento a criatura aprendiz e a criação se (con) fundem, manifestando-se, por vezes, numa "singela missiva".
Eu percebo, assim, que a Oficina cumpre os seus propósitos e coloca em prática alguns dos pilares norteadores da escola da vida: "convivência, aceitação do outro, mergulho em si".
"Diálogos da Maturidade" é um dos legados da Oficina de Criação Literária do NETI/UFSC, que generosamente é aqui compartilhado. Desejo boa leitura para todos!

Jordelina Schier

Coordenadora do NETI/UFSC


Sumariando, Diálogos da Maturidade apresenta oito tipos de cartas:
1- apresentação à professora das Oficinas de Escrita Criativa; 
2- carta endereçada ao Túnel do Tempo; 
3-carta destinada a pessoa com quem se tem laços afetivos
4- carta a um ser psicodramático; 
5- carta para  a autora de um texto lido; 
6- carta a um personagem inventado;
7- carta a um objeto (como num apólogo); 
8- cartas em posfácio que complementam o prefácio e abrangem temas didático das referidas oficinas idealizadas pela Professora Edna Domenica Merola.


REFERÊNCIA

MEROLA e SILVEIRA.  Diálogos da Maturidade. Florianópolis: Postmix, 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário